Microsoft vai ofertar de graça ferramentas de segurança cibernética
A Microsoft anunciou, esta semana, que os usuários do sistema de nuvem não terão que pagar a mais para obter acesso a dados críticos para ajudá-los a detectar ataques cibernéticos. A partir de setembro, a empresa pretende oferecer de graça o serviço.
A medida adotada ocorre depois que as autoridades de segurança cibernética expressaram frustração pelo fato da Microsoft não ter feito o suficiente para detectar a suposta campanha chinesa de espionagem cibernética.
A campanha atingiu pelo menos 20 organizações. Na época, as contas de e-mail da secretária de comércio Gina Raimondo e de funcionários do Departamento de Estado foram violadas.
Entre as principais vítimas estava uma organização de direitos humanos, que não conseguiu detectar a atividade porque não pagou por uma licença de software premium.
Até o momento, o modelo de negócios da Microsoft envolveu a cobrança extra dos clientes pelo acesso a esses logs. Com anúncio das ferramentas gratuitas será permitido que as equipes de resposta a incidentes, independentemente do nível de licença, conduzam investigações mais completas.
Com informações da CNN