Web Summit brasileiro chega ao fim com fila de espera para sua segunda edição

Conectar pessoas e ideias para transformar o mundo. Esse foi o objetivo principal do Web Summit, realizado no Rio de Janeiro (RJ), no período de 1o. a 4 de maio. A primeira edição brasileira deste evento contabilizou a presença de 400 palestrantes, quase 1.000 startups e mais de 500 investidores durante a programação. As inscrições para a segunda edição do Web Summit Rio já estão sendo aguardadas na fila de espera, mas deve haver descontos especiais para quem participou da edição de número 1.

A abertura do Web Summit no Rio de Janeiro contou com a participação de personalidades nacionais e internacionais. Um dos destaques da programação inicial ficou com a jornalista, Maju Coutinho, que entrevistou a co-fundadora do movimento Black Lives Matter, Ayo Tometi, arrancando aplausos do público pela relevância da causa defendida. Outras personalidades, como o apresentador Luciano Huck, a ativista indígena Txai Surí e o prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Pais, também estiveram presentes no primeiro dia do Web Summit.
Diversos profissionais da área de Inteligência Artificial generativa, ou seja, aquela que recebe solicitações e gera textos, imagens ou até mesmo vídeos em linguagem comum também estiveram no evento. O Fundador e CEO da SingularityNET, Ben Goertzel, foi o escolhido para compor uma das discussões sobre IA e como podemos vê-la além do hype dos últimos meses. Para Daniela Braga, que é empreendedora premiada no World Economic Forum AI, o momento é promissor para quem quer trabalhar com essa tecnologia.
“Passamos por pelo menos 10 anos de primavera no seguimento da inteligência artificial, mas agora já podemos desfrutar do verão, o tempo é oportuno para o surgimento e desenvolvimento de novas tecnologias nessa área”, afirmou Daniela.
Algumas empresas aproveitaram o evento para trazer novidades como, por exemplo, a Airbnb que lançou a categoria de “Rooms” – uma nova modalidade de aluguel. Também foram anunciadas novas funcionalidades e atualizações que têm como base o feedback dos usuários, tanto como hóspedes como anfitriões, melhorando a experiência com o serviço oferecido. As novidades foram trazidas pela Head Global de Hospedagem da Airbnb, Catherine Powell.
![]()
Catherine Powell, Head Global de Hospedagem da Airbnb
As conexões que foram realizadas trouxeram oportunidades únicas para muitas pessoas. É o caso do Matheus Rodrigues que receberá do investidor Tim Draper, um intercâmbio de cinco semanas na Califórnia para o jovem. Para negócios de outras regiões do Brasil, as parcerias firmadas durante o evento consolidaram relacionamentos que geram desenvolvimento e incentivo para startups que estão surgindo no cenário local, como a startup baseada na região Norte, Rehearsal, que trabalha com o treinamento de comunicação e oratória por realidade virtual.
Matheus Rodrigues terá intercâmbio na Califórnia pago por um investidor que conheceu no Web Summit
“O Web Summit é um grande evento internacional e sua realização aqui no Brasil, este ano, oportunizou minha participação. Em Manaus, onde moro, temos muitas pessoas que desejam ter conexões e oportunidades de participar de grandes eventos como esse. Voltarei para minha cidade com várias novidades para o time da minha startup e para outros parceiros do nosso ecossistema”, enfatizou desenvolvedor da startup Rehearsal, Lucas França.
![]()
Lucas França é desenvolvedor da startup amazonense Rehearsal
Conforme os organizadores da primeira edição brasileira do Web Summit, reunir mais de 28 indústrias de 42 países diferentes é fator de sucesso. Os planos para a segunda edição já começaram. A recomendação é não deixar passar essa oportunidade, pois as próximas edições têm tudo para fazer bastante sucesso e trazer ainda mais impacto para o ecossistema brasileiro.
Reportagem e fotos: Davi Albuquerque