#Notícias

Web Summit brasileiro chega ao fim com fila de espera para sua segunda edição

8 de maio de 2023

Conectar pessoas e ideias para transformar o mundo. Esse foi o objetivo principal do Web Summit, realizado no Rio de Janeiro (RJ), no período de 1o. a 4 de maio. A primeira edição brasileira deste evento contabilizou a presença de 400 palestrantes, quase 1.000 startups e mais de 500 investidores durante a programação. As inscrições para a segunda edição do Web Summit Rio já estão sendo aguardadas na fila de espera, mas deve haver descontos especiais para quem participou da edição de número 1.

A abertura do Web Summit no Rio de Janeiro contou com a participação de personalidades nacionais e internacionais. Um dos destaques da programação inicial ficou com a jornalista, Maju Coutinho, que entrevistou a co-fundadora do movimento Black Lives Matter, Ayo Tometi, arrancando aplausos do público pela relevância da causa defendida. Outras personalidades, como o apresentador Luciano Huck, a ativista indígena Txai Surí e o prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Pais, também estiveram presentes no primeiro dia do Web Summit. 

Diversos profissionais da área de Inteligência Artificial generativa, ou seja, aquela que recebe solicitações e gera textos, imagens ou até mesmo vídeos em linguagem comum também estiveram no evento. O Fundador e CEO da SingularityNET, Ben Goertzel,  foi o escolhido para compor uma das discussões sobre IA e como podemos vê-la além do hype dos últimos meses. Para Daniela Braga, que é empreendedora premiada no World Economic Forum AI, o momento é promissor para quem quer trabalhar com essa tecnologia. 

“Passamos por pelo menos 10 anos de primavera no seguimento da inteligência artificial, mas agora já podemos desfrutar do verão, o tempo é oportuno para o surgimento e desenvolvimento de novas tecnologias nessa área”, afirmou Daniela.

Algumas empresas aproveitaram o evento para trazer novidades como, por exemplo, a Airbnb que lançou a categoria de “Rooms” – uma nova modalidade de aluguel. Também foram anunciadas novas funcionalidades e atualizações que têm como base o feedback dos usuários, tanto como hóspedes como anfitriões, melhorando a experiência com o serviço oferecido. As novidades foram trazidas pela Head Global de Hospedagem da Airbnb, Catherine Powell. 


Catherine Powell, Head Global de Hospedagem da Airbnb

As conexões que foram realizadas trouxeram  oportunidades únicas para muitas pessoas. É o caso do Matheus Rodrigues que receberá do investidor Tim Draper, um intercâmbio de cinco semanas na Califórnia para o jovem. Para negócios de outras regiões do Brasil, as parcerias firmadas durante o evento consolidaram relacionamentos que geram desenvolvimento e incentivo para startups que estão surgindo no cenário local, como a startup baseada na região Norte, Rehearsal, que trabalha com o treinamento de comunicação e oratória por realidade virtual.


Matheus Rodrigues terá intercâmbio na Califórnia pago por um investidor que conheceu no Web Summit

“O Web Summit é um grande evento internacional e sua realização aqui no Brasil, este ano, oportunizou minha participação. Em Manaus, onde moro, temos muitas pessoas que desejam ter conexões e oportunidades de participar de grandes eventos como esse. Voltarei para minha cidade com várias novidades para o time da minha startup e para outros parceiros do nosso ecossistema”, enfatizou desenvolvedor da startup Rehearsal, Lucas França.


Lucas França é desenvolvedor da startup amazonense Rehearsal

Conforme os organizadores da primeira edição brasileira do Web Summit, reunir mais de 28 indústrias de 42 países diferentes é fator de sucesso. Os planos para a segunda edição já começaram. A recomendação é não deixar passar essa oportunidade, pois as próximas edições têm tudo para fazer bastante sucesso e trazer ainda mais impacto para o ecossistema brasileiro.

Reportagem e fotos: Davi Albuquerque

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *