#Notícias

‘Após o Startup20 no Amapá, conseguimos mais visibilidade’, diz empreendedora de tijolos ecológicos

23 de abril de 2024

Construir uma casa com matéria-prima sustentável foi o que inspirou um casal de empreendedores a criar a primeira fábrica de tijolos ecológicos do Amapá. Após ter participado da feira de negócios do Startup20, em fevereiro deste ano, o empreendimento ganhou mais visibilidade no mercado e ampliou sua cartela de produtos. A iniciativa conta com investimento do Governo do Estado e possui o Selo Amapá, iniciativa que atesta a origem e agrega valor econômico e ambiental aos produtos genuinamente amapaenses.

“Após o Sturtup20, aqui no estado, conseguimos ampliar nosso negócio e ter mais visibilidade no mercado. Tudo isso só foi possível graças ao apoio do Governo do Amapá”, detalha Mônica Rabelo, de 45 anos, sócia da empresa.

Criado há dois anos pelo casal Mônica Rabelo e Rômulo Pereira, a R&M Tijoleco está localizada na Zona Norte de Macapá, no bairro Terra Nova Bosque. O tijolo ecológico é fabricado a partir de matéria-prima local. Fibra do caroço de açaí, cimento e terra fazem parte da composição do produto. Uma versão do tijolo é feita com areia de vidro, utilizado na produção de fornos e churrasqueiras.

Com o crescimento de pedidos, o que começou de forma pequena e manual precisou aprimorar os métodos de produção. A expansão da fábrica só foi possível com investimento do programa “Minha Primeira Empresa”, do Governo do Estado, que aportou recursos e capacitou os empreendedores. Hoje, a produção diária de tijolos ecológicos é de quase 5 mil unidades por dia. Outro passo importante foi a certificação pelo Selo Amapá, explica Mônica.

“Com o acesso ao crédito destinado aos microempreendedores conseguimos fazer a aquisição do maquinário e investir no negócio. Atualmente, a fábrica produz cerca de 5 mil tijolos por dia. Não imaginávamos esse crescimento em tão pouco tempo”, comentou.

Além dos tijolos ecológicos, a empresa ampliou seu catálogo de produtos, incluindo fornos e churrasqueiras. Iniciando sua entrada para o mercado da construção civil. O primeiro contrato foi assinado com uma construtora e a tijoleco passou a ser a principal fornecedora dos tijolos que serão utilizados na edificação de um hotel chalé, totalmente ecológico, localizado no extremo norte do Amapá, no município de Oiapoque.

“Fico emocionada ao falar de algo que começou tão pequeno e agora ganhou força e está crescendo. Estamos capacitando pessoas para trabalhar com a produção de tijolos ecológicos, uma forma de inseri-los no mercado de trabalho e mostrar que é possível empreender. Para nós, é muito gratificante vivenciar essa conquista e o Governo do Estado faz parte de tudo isso”, declara, emocionada, a empreendedora Mônica Rabelo.

Tijolo ecológico

Os tijolos ecológicos usam componentes que, muitas vezes, são descartados no meio ambiente de forma irregular, como a areia de vidro e a fibra de caroço de açaí. Com a adição de cimento e água na composição, as peças se tornam altamente resistentes.

O fato de não usar barro vermelho, evita a degradação do meio ambiente. Outra vantagem do produto é a de que o tijolo é curado com água e na sombra, sem a necessidade de levar em fornos, como os tijolos convencionais. Além disso, evita desperdício e possui valor de mercado bem mais em conta.

Programa Minha Primeira Empresa

O programa “Minha Primeira Empresa” é desenvolvido pelo Governo do Amapá, ofertando oportunidades de capacitação empresarial, microcrédito e acompanhamento técnico para início e manutenção das atividades empreendedoras.

A iniciativa conta com a parceria do Sebrae, que realiza as capacitações e, também, da Agência de Fomento do Amapá (Afap), que avalia os planos de negócio e concede o fomento aos empreendedores que chegam à última fase do programa.

Selo Amapá

O Selo Amapá é um certificado que atesta a origem e agrega valor econômico e ambiental aos produtos genuinamente amapaenses. A marca do selo também garante produtos com matéria-prima da biodiversidade local – de origem animal, vegetal e mineral, um fator que gera reconhecimento no comércio nacional e internacional.

Para o i9Brasil, com informações do Governo do Amapá

Leia mais:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *