#Notícias

Inteligência Artificial: mulher paralisada após AVC volta a falar

29 de agosto de 2023

Uma tecnologia utilizando inteligência artificial vem trazendo esperança a pessoas que perderam a fala. Nos Estados Unidos, cientistas conseguiram dar voz a uma mulher que sofre de paralisia total após um acidente vascular cerebral.

Uma das primeiras pacientes foi Ann Johnson. Ela recebeu um implante que capta sinais de regiões do cérebro associadas à fala e à linguagem e os envia para um computador que, por meio de inteligência artificial, traduz os sinais cerebrais em frases.

A equipe utilizou uma placa fina como papel que continha os eletrodos. A placa foi implantada na parte interna do crânio de Ann, em cima das áreas do cérebro que enviam comandos para a fala.

Já os eletrodos interceptam os sinais cerebrais que são enviados para os músculos dos lábios, língua, mandíbula e laringe quando uma pessoa tenta falar alguma palavra.

Um cabo conectado a uma entrada fixada na cabeça de Ann envia os dados para um computador com um sistema de inteligência artificial. E um avatar, uma personagem digital, vocaliza as palavras que Ann quer dizer.

Sean Metzger, que acompanhou a pesquisa, explicou que a tecnologia utilizada as mesmas técnicas do Chatgpt. No caso do implante em Ann, as técnicas são usadas para reunir todos os sinais do cérebro e descobrir o que o paciente está tentando dizer.

Os cientistas acreditam que o prazo entre 2 e 4 anos consiga desenvolver uma versão sem cabos ligados à cabeça do paciente.

Portal i9Brasil, com informações do g1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *